sexta-feira, 16 de novembro de 2012

IADHUM produz 1º CD Samba de Coco Trupé de Arcoverde.




Foto Amanda Oliveira

Primeiro CD do Samba de Coco Trupé de Arcoverde

O Grupo Samba de Coco Trupé de Arcoverde está em estúdio preparando seu Primeiro CD em parceria com o Instituto das Artes e Desenvolvimento Humano – IADHUM. Com lançamento previsto para o mês de dezembro de 2012, o grupo se organiza para mais uma grande festa e por em evidencia a força do Samba de Coco do Mestre Ciço Gomes. Em primeira mão divulgamos o nome do mais esperado disco da cultura popular de Arcoverde.

“Vamos pra lá
Vamos pra cá
E não deixe o coco parar”

Projeto contemplado no edital Microprojetos Mais Cultura Rio São Francisco/2012 com recursos oriundos de programa financiado pela FUNARTE – Fundação Nacional de Artes / Ministério da Cultura / Governo Federal.





Oficina de Samba de Coco Trupé


O Instituto das Artes e Desenvolvimento Humano - IADHUM em parceria com a Associação Cultural Samba de Coco Trupé de Arcoverde e Gerência Regional de Arcoverde – GRE, realiza neste mês de Novembro de 2012 o projeto Oficina de Samba de Coco Trupé, que tem por objetivo realizar uma oficina de valorização da cultura popular através do samba de coco, estimulando o conhecimento e o contato com essa arte. A oficina será de forma teórica e pratica onde iremos ver a história do samba de coco de Arcoverde, a formação de um grupo de samba de coco, os ritmos, as melodias, as letras, os instrumentos musicais, a dança: coco trupé e coco de roda, a vestimenta – figurino.

O projeto será realizado na Escola Estadual Monsenhor José Kehrler no Bairro Boa Esperança e contará com a participação dos educandos da mesma, será gratuita e contaremos com a participação de 20 jovens com faixa etária de 16 a 29 anos. O facilitador dessa oficina é Valete Sena, realizador do projeto e Dançarino. Também teremos a participação do Mestre de Samba de Coco Trupé de Arcoverde - Ciço Gomes. E os encontros serão abertos ao público.

Este projeto foi contemplado no edital Microprojetos Mais Cultura Rio São Francisco/2012 com recursos oriundos de programa financiado pela FUNARTE – Fundação Nacional de Artes / Ministério da Cultura / Governo Federal.

Contato: iadhum@hotmail.com




PROJETO HISTORIANDO O PATRIMÔNIO


 E a nossa História cadê?

O Instituto das Artes e Desenvolvimento Humano - IADHUM em parceria com a Gerência Regional de Arcoverde – GRE, realiza neste mês de Novembro de 2012 o projeto Historiando o Patrimônio de Arcoverde, que tem por objetivo realizar uma oficina de valorização ao patrimônio artístico cultural, material e imaterial da cidade de Arcoverde. O projeto surge através da necessidade que vemos através da história da cidade de Arcoverde na arquitetura, nos prédios, nos quais residiam alguns valores simbólicos para a cultura do povo arcoverdense, que foram e estão sendo destruídos e esquecidos por falta de valorização e conscientização da população, e a falta de apoio como uma política de preservação ao patrimônio local.

Através da Educação Patrimonial, buscamos levar à população a um processo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural, fazendo com que a comunidade tenha usufruto e apropriação desses conhecimentos, num processo contínuo de criação cultural. Entendendo que o Patrimônio Histórico pode ser definido como um bem material ou imaterial que possui significado e importância seja: artística, cultural e religiosa. Estes patrimônios foram construídos ou produzidos pelas sociedades passadas, por isso representam uma importante fonte de pesquisa e preservação cultural para nossa história.

O projeto será realizado na Escola Estadual Monsenhor José Kehrler no Bairro Boa Esperança e contará com a participação dos educandos da mesma, será gratuita e contaremos com a participação de 30 jovens com faixa etária de 16 a 29 anos. Os facilitadores dessa oficina são: Juliana Zuppardo, realizadora do projeto e historiadora, Givaldo Silva, Diretor Geral do IADHUM e historiador, além dos professores de História da Escola.

Este projeto foi contemplado no edital Microprojetos Mais Cultura Rio São Francisco/2012 com recursos oriundos de programa financiado pela FUNARTE – Fundação Nacional de Artes / Ministério da Cultura / Governo Federal.





Iº Cine Mostra Diversidade 2012




O Instituto das Artes e Desenvolvimento Humano - IADHUM realiza o projeto Iº CINE MOSTRA DIVERSIDADE, com o PROGRAMA MAIS CULTURA MICROPROJETOS RIO SÃO FRANCISCO/2012 com recursos oriundos de programa financiado pela FUNARTE – FUNDAÇÃO NACIONAL DE ARTES / MINISTÉRIO DA CULTURA, tem como objetivo “Realizar uma mostra de cinema na cidade de Arcoverde-PE focada no tema da diversidade sexual no intuito de promover debates em torno desta temática e contribuir para a formação de espaços de valorização e vivência da linguagem cinematográfica”.

O cronograma de execução das atividades prevê a realização da mostra no período entre 23 a 27 de outubro/2012, e a participação da UBM se dará com a participação de uma representante na abertura da Mostra que será no Teatro Geraldo Barros SESC – Arcoverde no dia 23 de outubro/2012 a partir das 19h00. Nesta solenidade contaremos com a participação de representantes dos movimentos de Direitos Humanos, GLBT,  além de representantes do movimento artístico da cidade de Arcoverde e do Estado de Pernambuco.

A mostra acontecerá de forma itinerante nos dias subsequentes à abertura, de forma a contemplar diversos espaços alternativos na cidade, buscando atingir os mais variados públicos e segmentos da sociedade, focando na ampliação do debate acerca dos Direitos Humanos e preservação da cidadania. O público participante deverá ter idade mínima de 16 anos. Os locais previstos estão sendo confirmados, que serão: Escola Antônio Japiassu; Escola Carlos Rios; Escola Industrial de Arcoverde; Estação da Cultura; FUNASE; AESA/CESA; Escola Lions Antônio Moreno; Escola Monsenhor José Kehrle. O encerramento está sendo previsto para o dia 27 de outubro de 2012 na Estação da Cultura.